Conclusões da análise das (instâncias de)
transformações registadas na base de dados do EPSG para Portugal Continental:
- Estão registadas transformações cujos parâmetros foram determinados ou publicados pelo IGP (directamente ou através do Eurogeographics) nos anos de 1998, 2000, 2001 e 2009.
- Nem todas as transformações cujos parâmetros foram determinados ou publicados pelo IGP (directamente ou através do Eurogeographics) nos anos de 1998, 2000, 2001 e 2009 se encontram registadas.
Por exemplo, não estão registados os actuais parâmetros da transformação de Bursa-Wolf de Datum Lisboa (Hayford) para ETRS89.
- As transformações de 7 parâmetros são registadas por vezes segundo a convenção Position Vector (epsg:9606), por vezes segundo a convenção Coordinate Frame Rotation (epsg:9607), e noutros casos encontram-se replicadas nas duas notações.
- Num caso estranho, a transformação epsg:1792 (segundo o método epsg:9606) é assinalada como deprecated mas a transformação epsg:1992 (segundo o método epsg:9607) ainda é válida. Contudo, os valores dos parâmetros são os basicamente os mesmos e e são válidos (trata-se da transformação de Datum 73 para ETRS89 publicada pelo IGP em 2001). Admito que a epsg:1792 tenha sido retirada porque os valores não estão registados com o mesmo número de casas decimais.
- Por vezes (mas nem sempre), uma transformação originalmente ajustada para WGS84 é "duplicada" noutra transformação para ETRS89. A inversa também ocorre.
- Não estão registadas transformações entre data locais.
Para tornar a base de dados consistente:
- Registar TODAS as transformações para WGS84 ou para ETRS89 cujos parâmetros tenham sido determinados ou publicados pelo IGP (directamente ou através do Eurogeographics) nos anos de 1998, 2000, 2001 e 2009.
Mesmo que um determinado ajuste não seja o melhor ou mais recente, convém que permaneça um registo formal da sua existência.
O conceito de deprecated no EPSG só se aplica a registos com erros formais ou materiais. Nas observações são assinalados textualmente os casos em que um registo substitui (supersedes) ou é substuído por outro.
- No caso de transformações de 7 parâmetros, garantir que são registadas segundo a convenção Position Vector (epsg:9606).
O que não invalida que se mantenham os registos que já existem e que seguem a convenção epsg:9607.
- No caso de transformações para ETRF89, garantir que são "duplicadas" para WGS84.
O objectivo é simplificar a publicação/partilhar de informação geográfica em aplicações de visualização que não requeiram grande exactidão (que também não seria garantida por este tipo de transformações...)
- Se só estiver registada/publicada uma transformação para WGS84, garantir que é duplicada para ETRF89.
Neste caso, o objectivo é garantir que é possível documentar a transformação utilizada para transformar dados em sistemas obsoletos para ETRF89.
Posto isto, o passo seguinte é listar todos as transformações que já estão no EPSG e as que faltam.