En aquel Imperio, el Arte de la Cartografía logró tal Perfección que el Mapa de una sola Provincia ocupaba toda una Ciudad, y el Mapa del Imperio, toda una Provincia. Con el tiempo, estos Mapas Desmesurados no satisficieron y los Colegios de Cartógrafos levantaron un Mapa del Imperio, que tenía el Tamaño del Imperio y coincidía puntualmente con él. Menos Adictas al Estudio de la Cartografía, las Generaciones Siguientes entendieron que ese dilatado Mapa era Inútil y no sin Impiedad lo entregaron a las Inclemencias del Sol y los Inviernos. En los Desiertos del Oeste perduran despedazadas Ruinas del Mapa, habitadas por Animales y por Mendigos; en todo el País no hay otra reliquia de las Disciplinas Geográficas.
[Del rigor en la ciencia, Jorge Luis Borges]

2011-07-26

INSPIRE Network Services Performance Guidelines

A qualidade de serviço para os geowebservices INSPIRE é definida em termos de 8 critérios com diferentes possíveis métricas e indicadores (ver INSPIRE Network Services Performance Guidelines):

A) Desempenho
1) Definição
O desempenho do serviço representa a rapidez com que um pedido de serviço pode ser concluído.
2) Indicadores possíveis
a) Rendimento (throughput) é o número de pedidos ao serviço respondidos num determinado intervalo de tempo.
b) Tempo de resposta é o tempo necessário para completar um pedido ao serviço.
c) Latência é o atraso de ida e volta entre o envio de um pedido e receção da resposta.
d) Tempo de execução é o tempo gasto pelo serviço para processar a sua sequência de atividades.
e) Tempo de transação é o tempo necessário à execução duma transação completa pelo serviço. O tempo de transação depende da definição de transação.
Em geral, um serviço de alto desempenho proporciona um rendimento maior, tempo de resposta menor, menor latência, menor tempo de execução e menor tempo de transação.

B) Confiabilidade
1) Definição
Os serviços devem ser fornecidos com alta confiabilidade. Confiabilidade representa a capacidade do serviço para executar suas funções requeridas sob condições estabelecidas por um intervalo de tempo especificado. A confiabilidade é a medida geral de um serviço para manter a sua qualidade de serviço.
2) Indicadores possíveis
A métrica básica de confiabilidade é o tempo:
a) Tempo até a falha.
b) Intervalos de tempo entre falhas (período).
c) Falhas acumuladas num dado período de tempo.
d) Falhas observadas num determinado intervalo de tempo.

C) Capacidade
1) Definição
Os serviços devem ser fornecidos com a capacidade necessária. Capacidade é o limite do número de pedidos simultâneos que devem ser respondidos com desempenho garantido.
2) Indicadores possíveis
Número máximo de pedidos simultâneas com os critérios de desempenho acima definidos.

D) Disponibilidade
1) Definição
O serviço deve estar pronto (isto é, disponível) para consumo imediato, com uma probabilidade definida.
2) Indicadores possíveis
Percentagem de tempo que o sistema se encontra disponível (uptime).

E) Segurança
1) Definição
Segurança é o aspeto da qualidade do serviço que garante a confidencialidade e o não-repúdio por meio da autenticação das partes envolvidas, criptografia de mensagens e controle de acessos.
2) Indicadores possíveis
A segurança pode ser avaliada através de um conjunto de características diferentes:
a) Autenticação: os utilizadores (ou outros serviços) que podem aceder ao serviço devem ser autenticados, sempre que aplicável.
b) Autorização: os utilizadores (ou outros serviços) devem ser autorizadas de forma a que só eles possam aceder a serviços protegidos, sempre que aplicável.
c) Confidencialidade: os dados devem ser tratados corretamente para que somente utilizadores autorizados (ou outros serviços) possam aceder ou modificar os dados, sempre que aplicável.
d) Responsabilidade: o fornecedor pode ser responsabilizado pelos seus serviços.
e) Rastreabilidade e auditabilidade: deve ser possível reconstituir o histórico de um serviço, quando um pedido seja atendido.
f) Encriptação de dados: os dados devem ser encriptados, sempre que necessário.
g) Não-repúdio: um utilizador não pode negar o pedido de um serviço ou de dados, após este pedido ter sido efetuado.

F) Conformidade (Regulatory)

1) Definição
Aspeto da qualidade do serviço relativa à conformidade com as regras de implementação, legislação, etc. e o cumprimento das normas e do acordo de nível de serviço estabelecido.
2) Indicadores possíveis
Segundo a diretiva INSPIRE, as Regras de Implementação de um serviço incluem obrigatoriamente, Especificações Técnicas e Critérios Mínimos de Desempenho.
Para os critérios de desempenho, a conformidade será alcançado com o cumprimento dos limites ou medidas incluídas nas Regras de Implementação de cada tipo de serviço.

G) Interoperabilidade

1) Definição
Os serviços devem ser interoperáveis entre diferentes ambientes de desenvolvimento utilizáveis na sua implementação.
2) Indicadores possíveis
Os utilizadores (ou outros serviços) de um serviço não necessitam conhecer a linguagem de programação, sistema operativo, etc., do serviço consumido.

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